Opus Dei - Cooperadores do Opus Dei no Brasil
Descubra tudo o que você deseja sobre Opus Dei: O que é e qual seu significado? Quem são os membros e cooperadores do Opus Dei no Brasil e no mundo.
1186
page-template-default,page,page-id-1186,page-parent,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Opus Dei

O Opus Dei é uma instituição dentro da Igreja Católica que foi fundada em 1928, por São Josemaria Escrivá, um sacerdote espanhol proclamado santo em 2002 pelo Papa São João Paulo II.

Opus Dei: Canonização de São Josemaria Escrivá
Praça de São Pedro no dia 6 de outubro de 2002: Canonização de São Josemaria Escrivá

O significado do Opus Dei e sua mensagem

Opus Dei significa Obra de Deus, ao traduzir do latim para português, e sua mensagem é de que todos podem ter uma vida plenamente feliz através do amor e da amizade com Deus no meio da vida cotidiana. Para ajudar as pessoas que querem viver sua fé no meio do mundo, a Obra (como familiarmente se costuma chamar o Opus Dei) oferece atividades de formação católica e assistência espiritual.

 

Ser sinal do Amor de Deus no meio do mundo

Está no cerne da mensagem difundida pelo Opus Dei a importância de colocar amor em todas as coisas para se alcançar a felicidade, a realização pessoal, ou, dito de um modo cristão, a santidade. Para São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, “a santidade não consiste em fazer coisas cada dia mais difíceis, mas em fazê-las cada dia com mais amor”.

 

Sem deixar as atividades profissionais e os afazeres diários, todas as pessoas são convidadas a semearem a paz, precisamente no lugar onde trabalham, moram ou se divertem, vivendo a caridade cristã, a alegria e o amor a Deus. Essa mensagem aponta para a mesma direção das palavras do Papa Francisco, que anima  todos cristãos a abraçarem “a responsabilidade de ser, no mundo, o sinal vivo do amor do Pai”¹.

 

Transformar o trabalho em oração

O trabalho profissional, se for realizado com esforço e dedicação, pode ser oferecido a Deus e se transformar em verdadeira oração: basta fazê-lo com amor, com a intenção de servir as pessoas e da melhor forma possível.

 

É assim que os membros do Opus Dei conciliam a vida cristã com seu dia a dia: o encontro com Deus não se restringe aos minutos que, diariamente, podem ser dedicados à oração e às práticas de piedade cristã, mas se estende por todo o dia, sendo o trabalho profissional, o estudo, a vida em família, entre outros, âmbitos muito apropriados para estar unido com Deus.

Papa Francisco e Mons. Fernando Ocáriz (Prelado do Opus Dei)
Papa Francisco e Mons. Fernando Ocáriz

Amor à Igreja e união com o Papa

São Josemaria insistia em que o amor à Igreja Católica e ao Papa são também traços essenciais do caráter da Obra. Todos os que fazem parte do Opus Dei são convidados a meditar com frequência nos documentos que o Papa escreve, dispondo-se com prontidão a cumprir o que ele pede aos católicos.

 

Devoção à Nossa Senhora

A tradicional devoção do povo católico por Santa Maria manifesta-se no Opus Dei de forma muito patente: os membros da Obra e as pessoas que participam das suas atividades fomentam um especial amor a Nossa Senhora, que se manifesta nos inúmeros detalhes de carinho que têm para com ela durante o dia, como a recitação do terço e outras devoções marianas.

 

Amor à Liberdade

Como todos os católicos, os fiéis do Opus Dei dispõem de absoluta liberdade em todos âmbitos da vida civil. Não existe uma “opinião institucional” da Obra em nenhum assunto: cada membro se posiciona individualmente, baseado nas suas convicções pessoais, no que diz respeito à política, à vida profissional, etc. Os pontos de unidade entre todos, são as verdades da fé e moral católicas que o Papa e a Igreja apresentam, e que os membros da Obra seguem fielmente.

 

Encontro de Jovens com o Prelado do Opus Dei
Encontro de Jovens com o Prelado do Opus Dei

Quem são os membros do Opus Dei?

O Opus Dei conta hoje com cerca de 90.000 membros: são mulheres e homens espalhados pelos cinco continentes, dos quais a maioria é casada, e procura viver a totalidade da vida cristã formando uma família.

 

Há também alguns membros que não se casam para estarem mais disponíveis para ajudar a Igreja Católica nas mais diversas necessidades. Uma pequena parte destes é de sacerdotes, que se encarregam de ministrar os sacramentos (por exemplo, Missa e Confissão), dar doutrina e orientação espiritual.

 

Além disso, há muitas pessoas que, sem fazerem parte do Opus Dei, participam das atividades que a Obra organiza, para receberem formação católica, ou até mesmo colaboram com suas orações, trabalho voluntário ou esmolas.

 

Mons. Fernando Ocáriz é o atual Prelado do Opus Dei, nomeado pelo Papa Francisco para governar essa parte da Igreja que é a Obra. Ele fica na Sede Central, localizada em Roma, muito próxima ao Vaticano.

 

¹ Documento Misericordiae Vultus: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco_bolla_20150411_misericordiae-vultus.html

  Sobre os Cooperadores do Opus Dei

Quais os benefícios?

selo dos cooperadores do Opus Dei

Como tornar-se?

X