Ceap Pedreira - Cooperadores do Opus Dei no Brasil
261
page-template-default,page,page-id-261,page-child,parent-pageid-308,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Ceap Pedreira

Origem Ceap Pedreira

Fundado em 1985 pela OSUC – Obras Sociais, Universitárias e Culturais, o CEAP é um projeto social que nasceu de um ideal de diversos profissionais e estudantes preocupados em organizar um trabalho social sério na zona sul de São Paulo. Após um estudo da situação e das necessidades da região, constatou-se que no distrito de Pedreira, a 30 km do centro da Capital, crianças e adolescentes de 10 a 18 anos encontravam-se em uma situação de maior risco social, tais como drogas, marginalidade e criminalidade.

CEAP Pedreira vista aérea

Ceap Hoje

Hoje, o CEAP é uma escola técnica e profissionalizante que oferece cursos gratuitos para jovens de 10 a 18 anos que estejam devidamente matriculados no ensino regular (Ensino Fundamental e Médio). São oferecidos pela escola dois programas de cursos gratuitos: o Educação Profissional Básica, para jovens matriculados entre 6º e 9º do Ensino Regular e o Educação Profissional Técnico, para jovens matriculados no Ensino Médio.

CEAP Pedreira

A Formação

Anualmente são atendidos cerca 580 jovens, e ao longo desses anos aproximadamente 5 mil alunos já foram beneficiados pelos programas oferecidos.

Embora a instituição preze sempre pela qualidade dos cursos oferecidos, o grande diferencial da escola é a formação humana passada aos alunos através do modelo pedagógico adotado onde a família é o centro da educação. Para esse desenvolvimento humano são oferecidos cursos de orientação familiar para os pais dos alunos e o serviço de Preceptoria, onde cada aluno, com a ajuda de um professor descobre seus potenciais e enfrenta seus desafios através de conversas periódicas onde são discutidos pontos de melhoria tanto para a vida profissional quanto pessoal.

  Iniciativas

Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua no modelo de escola profissionalizante, que há 30 anos oferece cursos gratuitos para jovens matriculados no ensino regular.

Promove a formação humana, cultural e profissional de crianças e adolescentes de forma personalizada, em um ambiente familiar e de amizade.

A SEJA oferece atividades de formação complementar para universitários e novos profissionais, reunindo diariamente pessoas com idades, interesses e opiniões diversas.

ACE

Entidade beneficente que gerencia centros de convenções e casas de convivências, nas quais se desenvolvem diversos programas e atividades de caráter cultural, humano e espiritual.

O Performance é um programa que contribui para o amadurecimento de adolescentes, nos âmbitos intelectual, social e emocional. Para conseguir estes objetivos temos: palestras, tutorias individuais e outras atividades complementares.

Entidade voltada para a formação de sacerdotes católicos e que visa promover o contínuo aperfeiçoamento dos sacerdotes e seminaristas diocesanos.