Projetos e Iniciativas - Cooperadores do Opus Dei no Brasil
308
page-template-default,page,page-id-308,page-parent,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Projetos e Iniciativas

Numerosos fiéis da prelazia do Opus Dei e cooperadores católicos e não católicos, junto com outras muitas pessoas, promovem, no mundo inteiro, centros educativos, assistenciais e culturais, para ir ao encontro, na medida do possível, das necessidades do seu próprio país ou ambiente, sem discriminações de raça, religião ou condição social. “É preciso travar — dizia São Josemaria — uma grande batalha contra a miséria, contra a ignorância, contra a doença, contra o sofrimento”.

Entre esses projetos, encontram-se universidades, escolas de formação profissional, hospitais, centros de formação e capacitação para a mulher, residências de estudantes, colégios, ambulatórios, etc. São iniciativas civis de caráter profissional, cujo principal foco são as pessoas. São Josemaria explicava que “o nosso espírito é, precisamente, estimular que as iniciativas surjam da base, e, dado que as circunstâncias, necessidades e possibilidades de cada nação ou grupo social são peculiares e extraordinariamente diversas entre si, em cada país organizam-se as atividades apostólicas concretas que julguem mais convenientes: desde um centro universitário ou uma residência de estudantes, até um ambulatório ou uma escola agrícola para camponeses”.

  Iniciativas

Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua no modelo de escola profissionalizante, que há 30 anos oferece cursos gratuitos para jovens matriculados no ensino regular.

Promove a formação humana, cultural e profissional de crianças e adolescentes de forma personalizada, em um ambiente familiar e de amizade.

A SEJA oferece atividades de formação complementar para universitários e novos profissionais, reunindo diariamente pessoas com idades, interesses e opiniões diversas.

ACE

Entidade beneficente que gerencia centros de convenções e casas de convivências, nas quais se desenvolvem diversos programas e atividades de caráter cultural, humano e espiritual.

O Performance é um programa que contribui para o amadurecimento de adolescentes, nos âmbitos intelectual, social e emocional. Para conseguir estes objetivos temos: palestras, tutorias individuais e outras atividades complementares.

Entidade voltada para a formação de sacerdotes católicos e que visa promover o contínuo aperfeiçoamento dos sacerdotes e seminaristas diocesanos.