O Opus Dei no Brasil - Cooperadores do Opus Dei no Brasil
Descubra tudo o que você deseja sobre Opus Dei no Brasil: O que é e quais são suas características? Em quais cidades há atividades do Opus Dei e mais
1202
page-template-default,page,page-id-1202,page-child,parent-pageid-1186,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

O Opus Dei no Brasil

O Opus Dei teve seu primeiro Centro inaugurado no Brasil em 1957, na cidade de Marília, interior de São Paulo; e, um ano depois, expandiu-se para a capital do estado.

 

Hoje, a Obra, como familiarmente chamado o Opus Dei, possui Centros em cidades de diferentes estados do Brasil, mas seu serviço de ajuda social e espiritual chega a muitos outros lugares, graças à divulgação da mensagem cristã pelos fiéis da Obra, Cooperadores do Opus Dei e outras pessoas, inclusive não católicos, que simpatizam com o ideal de fazer tudo por amor e buscar a união com Deus no trabalho, na família, no lazer e em todos os momentos.

Amigos do Opus Dei em Curitiba
Amigos do Opus Dei em Curitiba

Os Cooperadores do Opus Dei – quem são e o que fazem?

São Josemaria Escrivá – o fundador do Opus Dei – logo percebeu que o ideal da Obra abrangeria muitos aspectos da vida cotidiana e atrairia muitas pessoas – também não-católicos, e até mesmo não-cristãos – que se identificariam com seu espírito.

 

Os Cooperadores do Opus Dei são pessoas que auxiliam nas iniciativas da Obra em diferentes frentes: atividades culturais, educacionais, sociais e espirituais.

 

Podem ser Cooperadores do Opus Dei mulheres e homens de diversas idades, solteiros e casados, das mais variadas profissões (encanadores, sapateiros, taxistas, advogados, enfermeiros, empresários, freiras, monges, pastores luterano, etc), e de diferentes crenças religiosas: católicos, muçulmanos, budistas, hinduístas, etc, inclusive ateus.

 

Há Cooperadores da Obra que ajudam espiritualmente através de orações e outros que também colaboram materialmente através do tempo no trabalho voluntário em escolas técnicas, hospitais e muitas obras sociais. Além disso, há Cooperadores que ajudam com suas esmolas muitas iniciativas sociais e espirituais do Opus Dei no Brasil e no mundo.

São Josemaria Escrivá
São Josemaria Escrivá

Os benefícios dos Cooperadores do Opus Dei

A oportunidade de poder colaborar espiritual e materialmente nas obras sociais e espirituais promove um grande enriquecimento humano e transcendental. Doar algo, o próprio tempo e a si mesmo para o bem de pessoas, é uma experiência inesquecível.

Além da grande alegria de ajudar a construir um mundo melhor, os Cooperadores são lembrados todos os dias nas orações de todos os membros da Obra no mundo, e também podem contar com as diversas atividades voltadas para o apoio espiritual que o Opus Dei oferece – como palestras de formação cristã, retiros, conversas de orientação espiritual e confissões com seus sacerdotes. Também se celebram, todos os anos, Missas pelos Cooperadores que faleceram.

Sobre o papel dos Cooperadores não católicos, São Josemaria disse: “Tenho tantos amigos que não são católicos. Dão-nos um pouco daquilo que, para eles, até agora era necessário; entregam-no generosamente para as obras apostólicas. Dão-nos o seu tempo e uma parte da sua vida”¹. Isso mostra não apenas a abertura da Obra a todos aqueles que desejam fazer o bem na Terra, mas também da própria Igreja Católica, da qual o Opus Dei é uma pequena parte.

 

Se você quiser conhecer mais sobre o Opus Dei e como colaborar de alguma forma, entre em contato através do e-mail contato@cooperadoresopusdei.org.br

  Sobre os Cooperadores do Opus Dei

Quais os benefícios?

selo dos cooperadores do Opus Dei

Como tornar-se?

Cooperadores do Opus Dei
Located at:
,,
Brasil.
Phone:
Link
Published onseg out 30 by